Project Description

Otoplastia

AGENDE SUA CONSULTA

Otoplastia

AGENDE SUA CONSULTA

Correção de orelha de abano

Otoplastia

Otoplastia / Cirurgia Plástica das Orelhas: Orelha de Abano, Orelhas Proeminentes

A orelha em abano ou orelha proeminente é a deformidade mais freqüentemente encontrada entre os portadores de malformações desse órgão. E a Otoplastia basicamente se destina à reposição da orelha em sua conformação normal quanto à angulação correta de inclinação com a cabeça bem como a confecção de dobras na cartilagem , as quais são ausentes ou hipodesenvolvidas nos casos das orelhas de abano.

Em alguns casos a orelha não se desenvolve por completo(hipoplasia auricular), havendo casos mais raros de ausência total da orelha (agenesia auricular total ). Esses casos são mais destinados à Cirurgia Reparadora com procedimentos mais complexos que requerem reconstruções com cartilagem captada das costelas e rotação de retalhos de pele, consistindo tratamento em vários procedimentos cirúrgicos até se completar e a orelha finalizada nunca será como a orelha normalmente desenvolvida.

Idade em que a otoplastia pode ser realizada

A otoplastia pode ser realizada em qualquer idade. Porém, em crianças recomendamos a execução da cirurgia por volta dos 4-6 anos, ou antes do início da escola, quando cerca de 90% do crescimento final da orelha estará completo. Esta estratégia evita que a criança fique exposta a eventuais traumas psicológicos os quais resultariam de apelidos e gozações por parte dos colegas.

Técnica: O Procedimento

A Cirurgia de Otoplastia ou Cirurgia Plástica da Orelha de Abano é realizada da seguinte maneira:

Otoplastia/ Cirurgia Plástica das Orelhas: Orelha de Abano ou Proeminentes

  • Através de uma incisão localizada estrategicamente no sulco atrás da orelha, a otoplastia visa posicionar as orelhas mais próximo da cabeça e criar as dobras cartilaginosas que caracterizam esta parte do corpo.
  • A “rotação” da orelha pode ser executada retirando-se um pedaço da cartilagem da concha (parte côncava adjacente ao orifício do canal da orelha) e/ou simplesmente utilizando suturas.
  • As dobras são geralmente criadas através do enfraquecimento da cartilagem e da sua moldagem com suturas para garantir a cicatrização dos tecidos na posição correta.

Cuidados Pós Operatório

O cuidados pós operatório mais exigido é o uso de faixas (bailarina ou tenista) para manter a orelha em sua nova posição durante o período de cicatrização (2-3 meses) e para evitar traumas locais principalmente durante o sono.

A Otoplastia é uma Cirurgia Plástica muito gratificante, que altera positivamente a aparência da face e transmite mais confiabilidade ao paciente nos relacionamentos intersociais. Nas meninas permite o uso de cabelo preso sem nenhum constrangimento.

voltar

Cuide-se. Você merece.

Agende agora a sua consulta.

AGENDE AGORA