Conheça a AUTO PRÓTESE: Se você deseja fazer uma mastopexia ou redução mamária e tem boa quantidade de mama não precisa utilizar uma prótese de silicone para o preenchimento e levantamento sabia? 

O QUE É AUTO PRÓTESE?

Quando o paciente possui boa quantidade de tecido mamário podemos construir com o próprio tecido, através de um rearranjo vascularizado , um formato aproximado com volume de uma prótese de silicone o qual preencherá essa nova mama. Esse conjunto, a auto prótese,produz preenchimento e volume em locais mais elevados o que simula , naturalmente, uma prótese de silicone.

QUEM É CANDIDATA A AUTO PRÓTESE?

Pacientes que necessitam do levantamento mamário ou redução mamária e que possuem mama em quantidade necessária para produzir volume ao preservarmos tecidos na confecção da AUTO PRÓTESE.

ÔNUS E BÔNUS DAS PRÓTESES DE SILICONE(IMPLANTES DE SILICONE):

Ter próteses de silicone não propicia apenas o bônus do aumento do volume. E, sim, esse é o único bônus que a prótese de mama apresenta, uma vez que ela NÃO ELEVA A MAMA. MAMA NÃO SOBE COM PRÓTESE DE SILICONE. MAMA AUMENTA DE VOLUME, APENAS.

No entanto alguns são os “ônus” em se optar por ter uma prótese de silicone sem a indicação precisa da falta de volume mamário.

Ao longo da vida pacientes que possuem próteses de silicone podem ter a necessidade de trocas as quais variam em MOTIVOS, por contratura ou ruptura, e em QUANTIDADES, pois pode ser que não seja apenas uma vez na vida essa troca . Portanto quanto mais cedo temos um implante provavelmente será que mais vezes necessitemos dessas trocas.

Também existem atualmente entidades patológicas ligadas à cápsula que se forma ao redor das próteses sendo estudadas no mundo todo e a respeito das quais ainda não temos nenhuma definição.

Portanto esses fatos trazem exposição a maiores gastos e a maiores riscos, desnecessários quando há soluções de escolha pelo uso dos tecidos naturais humanos, como a auto prótese.

A MAMA NATURAL, COM AUTO PRÓTESE, CAIRÁ MAIS RAPIDAMENTE QUE A MAMA COM PRÓTESE DE SILICONE?

Não. Isso é uma lenda leiga. A prótese de silicone tem seu peso e esse peso traz também a mama para baixo , uma vez que temos a gravidade presente , associada a qualidade dos tecidos humanos mamários os quais podem ser mais ou menos flácidos na sua constituição. O tecido mamário moldado como uma prótese, a auto prótese, apenas será mais macio, pois será a própria mama da paciente.

QUEM TEM POUCO VOLUME MAMÁRIO PODE OPTAR PELA AUTO PRÓTESE?

Isso dependerá do desejo de cada paciente. Primeiramente deve haver alguma queda da mama , se houver algum volume, que está flácido, sim pôde-se optar pela AUTO PRÓTESE. No entanto a mama terá um pequeno volume.

Pacientes que não tem volume mamário, sem queda alguma , tem a manutenção da indicação do uso de implantes de silicone para seu aumento.

PACIENTE TEM VOLUME DE MAMA E AINDA ASSIM DESEJA O IMPLANTE DE SILICONE:

Essa deve ser uma escolha muito consciente diante de todas as informações de ônus e bônus dos implantes mamários. E realmente é uma escolha do paciente a utilização de um implante de silicone ou volume com seu próprio tecido mamário, a auto prótese.

Em nosso consultório nossa conduta é informar a realidade dos caminhos que se pode tomar e o paciente opta pelo que deseja, se prótese de silicone, ou opta pelo próprio tecido, a auto prótese.

Observo pacientes com necessidade de redução mamária que nos consultam, muito jovens, e que vem com informação de outros cirurgiões de que “ precisariam colocar uma prótese de silicone para reduzir a mama” . NÃO , DEFINITIVAMENTE NÃO PRECISAM.

A AUTO PRÓTESE é uma ótima solução técnica para esses casos!

Temos em nosso arsenal cirúrgico muitas opções técnicas o que nos permitem selecionar casos e técnicas. A informação dá ao paciente certa autonomia de escolha diante das possibilidades para o seu caso.

Antes de tomar sua decisão converse conosco sobre essa técnica de auto prótese ou outras questões que lhe incomodem!

Grande abraço e até breve!

DRA. VIVIANE TEIXEIRA

Formada pela UFPR, USP e HUEC

Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Cirurgiã Plástica em Curitiba há 10 anos.

Olá! Aqui iremos conversar mais sobre Cirurgia Plástica no intuito de esclarecer dúvidas frequentes colhidas nesses 10 anos de atuação. Vocês são nossos convidados a ler e a conversar conosco caso seu desejo seja o de aperfeiçoar as formas corporais e da face. Conheça mais em TRATAMENTOS.  Sejam muito bem vindos!!”

Cuide-se. Você merece.

Agende agora a sua consulta.

AGENDE AGORA