“Sim, existe.
Sempre recebemos em nosso consultório pessoas apreensivas com a ​lipoaspiração​ em função da mídia noticiada a respeito de casos não realizados por cirurgiões plásticos, muito menos em locais adequados e certamente sem os devidos cuidados pré, intra e pós-operatórios​ ​para cirurgias plásticas​.

Portanto, vamos esclarecer a vocês a ​lipoaspiração​ do modo correto!”

HABILITAÇÃO

Médico habilitado a realização de ​cirurgia plástica​ e de ​lipoaspiração​ é o CIRURGIÃO PLÁSTICO.

Sempre certifique-se se o ​médico​ que está consultando é realmente​ ​um ​Cirurgião Plástico​! Essa verificação pode ser feita no CRM local e no site da SBCP (cirurgiaplastica.org.br). Se o nome do(a) médico(a) não consta nesse site ele ou ela não é ​cirurgião plástico​ e o paciente já estará correndo risco de início. São no mínimo 11 anos de estudo e treinamento, provas inúmeras e uma última aplicada pela SBCP (a Prova de Título de Especialista) para nos certificar na nossa especialidade.

EVOLUÇÃO TÉCNICA

A ​lipoaspiração​ nasceu nos anos 70 e vem evoluindo desde então buscando-se melhoria técnica, de execução, de indicação, na associação de tecnologias, no intuito de perseguir a segurança do paciente e ​cirurgião​ ​plástico​. É um artifício técnico importantíssimo no arsenal da ​cirurgia plástica​ sem o qual seria impossível modelar a gordura superficial e adquirir novas formas e silhueta corporal.

Em artigo científico recente, uma revisão sobre ​lipoaspiração​, publicada na maior revista internacional de ​Cirurgia Plástica,​ a ​Plastic and Reconstructive Surgery Journal​, podemos verificar a evolução do aprimoramento técnico buscando melhorar a condição ​pós-operatória​ em que o paciente tenha maior volume de gordura aspirada e menor perda sanguínea. A revisão nos informa que as tecnologias como ultrassom, radiofrequência e laser, todas térmicas, podem promover irregularidades bem como queimaduras nos tecidos abaixo da gordura (fáscia muscular e músculo) e acima da gordura (pele). Além do mais, nos casos em que foram bem aplicados não se observou diferenças quanto ao resultado final, com ou sem o uso dessas tecnologias. Especificamente um estudo com um grupo de pacientes em que houve a mescla entre o uso de lipoaspiração convencional e a associada a outra tecnologia, nem um examinador independente e nem mesmo o paciente conseguiram informar em qual lado do corpo cada técnica tinha sido aplicada. Ou seja, essas tecnologias, trazem um maior risco quanto a lesões térmicas e irregularidades sem o benefício de um melhor resultado final.

E quanto a tão propagada (por puro marketing) ​vibrolipoaspiração​, reforça o que já sabíamos, que não é uma tecnologia que melhore a condição do paciente. Ela tão somente ajuda o ​cirurgião plástico​ a fazer mais rapidamente e com menor esforço. Sangramento ocorre da mesma forma que uma ​lipoaspiração​ ​convencional​ com o agravante da produção de irregularidades muito frequentemente, uma vez que promove maior destruição tecidual.

“Dentre as técnicas mais modernas está a SAFE liposuction (Separation,Aspiration and Fatty Equilibration), a qual realizamos há algum tempo, devido a menor perda sanguínea promovida e com menor ocorrência de irregularidades.

Entendemos que conhecimento vem do estudo contínuo e isso fazemos diariamente buscando informações e aprimoramento em artigos internacionais publicados nas principais revistas de ​Cirurgia Plástica​ no mundo.”

PESO

Estamos falando de segurança, então perder peso comlipoaspiração​ não está aqui sendo cogitada.

Então, paciente fora do peso não pode fazer ​lipoaspiração​ de jeito nenhum?
Pode, com ressalvas. Tal ​lipoaspiração​ será realizada apenas para “baixar” volumes muito concentrados por exemplo em culotes, flancos, um pouco do abdome, ou seja, o paciente continuará “fora do peso” porém com uma forma melhor. Não emagrecerá com a ​lipoaspiração​, quando se deseja realizar com segurança!!

Lipoaspiração​ é uma excelente técnica utilizada para esculpir, desenhar, modelar uma silhueta em pacientes com peso aproximado do ideal.

Pacientes dentro do seu peso aproximado que possuem volumes de gordura localizados em abdome, flancos, culotes, nas costas, coxa interna que não são perdidos com dieta e exercícios físicos obtêm os melhores resultados com a ​lipoaspiração​.

“No consultório é muito comum escutar de pacientes já magros que desejam a lipoescultura​, que seus parentes e amigos brincam e brigam pela “falta da necessidade da ​lipoaspiração​” e que logo comentam “​lipoaspiração​ é para quem está gordinho”! E é muito ao contrário. ​Lipoaspiração​ segura é do paciente de peso aproximado do ideal mas que possui localizações que comprometem sua silhueta. Usando esse critério temos uma ​lipoaspiração​ de menor volume, com menor perda sanguínea e melhor recuperação ​pós-operatória​. Além do resultado estético, que será sempre o melhor.”

HISTÓRIA DE COMORBIDADES (Doenças existentes ou prévias)

A ​consulta médica pré-operatória​ para a lipoaspiração e outras cirurgias plásticas é fundamental para se pesquisar as comorbidades e até levantar suspeita de alguma alteração de saúde através da história de situações já vividas pelo paciente em alguma época da vida ou em momentos de ​cirurgia​, gravidez ou internamento prévios. Suspeitas de alterações de coagulação e hematológicas, doenças cardíacas, doenças reumatológias (artrite reumatóide, retocolite ulcerativa, lupus entre outras), anemias, tromboses prévias, cirurgias abdominais prévias (suspeitas de hérnias) entre outras devem ser sempre pesquisadas. Em nosso trabalho de pesquisa com o paciente, na presença de doença prévia ou de suspeita de alterações fisiológicas sempre o encaminhamos a um médico especialista correspondente para que seja investigado, tratado e então, liberado ou não, para uma ​cirurgia plástica​.

MEDICAMENTOS UTILIZADOS

Outra informação muito importante é sobre os medicamentos utilizados no presente ou passado. Uso de anticoagulantes, antidepressivos, anticoncepcionais, Aspirina, corticóides, imunomoduladores, suplementos, termogênicos e até mesmo drogas ilícitas devem ser informados ao médico ​cirurgião plástico​ para serem tomadas as medidas necessárias bem como os esclarecimentos dos riscos envolvidos e da necessidade de interrupção das medicações e em que tempo isso deve ocorrer previamente à cirurgia de lipoaspiração.

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS

Após a averiguação da história médica do paciente é possível solicitar os ​exames pré-operatórios​ (sangue, imagem e cardiológicos) para os casos de pacientes hígidos (saudáveis) previamente sem história de doenças ou de intervenções cirúrgicas. E exames mais específicos bem como encaminhamentos a especialistas de outras áreas médicas para melhor investigação e tratamento ou controle de determinada doença, quando necessário.

HOSPITAL/CLÍNICA CIRÚRGICA

Operar em ​Clínica​ ou ​Hospital de Cirurgia Plástica​ com anestesistas sempre presentes, cautelosos e atentos é fundamental.

Especialmente nosso paciente, previamente à cirurgia, passa por consulta com a equipe anestésica, munida do mesmo crivo de saúde e segurança que propomos, para pormenorizar as questões anestésicas específicas. Anestesista e ​cirurgião plástico devem trabalhar em conjunto para o maior benefício do paciente. Particularmente trabalhamos com uma equipe anestésica muito experiente que conta com mais de 17 mil anestesias em ​cirurgia plástica​ realizadas sem complicações importantes.

“Detalhadas todas as questões médicas envolvidas, você pode concluir que a ​Consulta para Lipoaspiração​ não é apenas “indicar áreas do corpo onde será feita e conceder um orçamento”.

A ​lipoaspiração​ que tratamos, com segurança, envolve muito mais que isso, compreende o olhar médico a você como um todo, de sua saúde global, para que possamos nos afastar dos riscos e nos aproximar da segurança.

Trabalhamos para o seu bem-estar que compreende uma silhueta nova e o bom retorno a sua vida com mais satisfação!”

Abraço a todos,
Dra. Viviane Teixeira

Leia mais sobre Lipoaspiração nos artigos:

Cirurgia Plástica de Lipoaspiração

DRA. VIVIANE TEIXEIRA

Formada pela UFPR, USP e HUEC

Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Cirurgiã Plástica em Curitiba há 10 anos.

Olá! Aqui iremos conversar mais sobre Cirurgia Plástica no intuito de esclarecer dúvidas frequentes colhidas nesses 10 anos de atuação. Vocês são nossos convidados a ler e a conversar conosco caso seu desejo seja o de aperfeiçoar as formas corporais e da face. Conheça mais em TRATAMENTOS.  Sejam muito bem vindos!!”

Cuide-se. Você merece.

Agende agora a sua consulta.

AGENDE AGORA