Saber detalhes do Pós-operatório da Cirurgia Plástica é fundamental para essa decisão!

Olá!

Colhemos do nosso dia a dia questões muito comuns a todos os pacientes, e necessárias para programar a melhor data ou período para a realização de sua ​cirurgia plástica​ focando no cuidado necessário à boa recuperação e na volta à vida normal depois de operada(o). O pós-operatório da Cirurgia Plástica é fundamental.

Afinal, a vida continua após uma ​cirurgia estética​, e queremos que ela seja melhor!

1) TEMPO SEM TRABALHO OU ATIVIDADE

Em quanto tempo posso voltar a trabalhar?
Ou voltar a faculdade?
Ou voltar a fazer minhas atividades em casa?
E voltar a realizar exercícios físicos?

A questão de mobilidade e produtividade pessoal realmente é muito importante e crucial para tomar a decisão de se submeter a ​cirurgia plástica​.

Trabalho

Na verdade, após qualquer ​cirurgia plástica​ você poderá retomar aos poucos e de modo estratificado todas as suas atividades. Os critérios de retorno comumente tratam da ​dor no pós-operatório (comum a qualquer ​cirurgia​ em maior ou menor grau),​ ​que necessita estar controlada para realização de qualquer atividade; e das incisões e recuperação dos tecidos corporais operados (lipoaspiração, abdominoplastias, mamoplastias diversas, face, orelhas, blefaroplastia, rinoplastia), cada uma com cuidados especiais e tempos variáveis para execução de força, locomoção ou exercício físico.

Em geral funções burocráticas e de trabalho intelectual permitem um retorno ao trabalho mais rápido uma vez que, muitas vezes, há possibilidade de ofício e coordenação à distância, ou de ​home officeem que até mesmo no primeiro dia de pós-operatório alguns pacientes conseguem voltar à sua função em seus computadores e com Wi-Fi!! Por exemplo pacientes pós abdominoplastia, mamoplastia, lipoaspiração são capazes de realizarem trabalhos intelectuais já no dia seguinte, desde que se sintam bem e dispostos para isso. Cirurgias na face podem ser mais desconfortantes em função do edema e maior dificuldade de ficar focado para leitura exigindo alguns dias para ser mais confortável, geralmente menos de 7 dias.

Alguns trabalhos intelectuais presenciais podem também ser recomeçados em pouco ​tempo, as vezes em torno de 3-15 dias, tendo-se o cuidado com a mobilidade de braços (nos casos de intervenções ​mamárias​) e de caminhadas maiores no caso de abdominoplastias​. Nesses casos o ofício intelectual em nada influencia, porém você terá que tomar os cuidados com sua locomoção como direção de automóveis,​ ​de subir e descer escadas ou de se locomover com dreno de abdome por exemplo.

Locomoção

A direção de veículos é uma dúvida muito comum no pós-operatório de Cirurgia Plástica. Normalmente será liberada em torno de 7 a 30 dias a depender do tipo de cirurgia plástica realizada. O critério inicial é o bem estar, ou seja, que o paciente se sinta bem, confortável e seguro(a) para encarar a direção. Os outros critérios serão relativos aos cuidados de movimento que cada cirurgia exigirá e serão esclarecidos em consulta.

Exercício Físico

Atividades físicas são liberadas aos poucos sempre iniciadas a partir de 30 dias para caminhadas leves ou musculação leve (desde que não envolva a área operada). Corrida, Crossfit, treinamentos funcionais, dança, Yoga, Pilates e Lutas necessitam de mais tempo de afastamento e serão liberadas gradativamente, porém, frequentemente com mais de 4 meses de pós-operatório de Cirurgia Plástica.

Todos esses detalhes são conversados com cada paciente em nossa consulta, uma vez que nos inteiramos da rotina de cada um, existência de filhos pequenos, necessidades de trabalho de cada paciente e para cada um estabelecemos as necessidades de restrição ​pós-operatória da cirurgia plástica​.

Assim você, paciente, em casa com sua família, pode estabelecer o plano personalizado de programação logística para que a recuperação cirúrgica​ em nada seja prejudicada e, em contrapartida, permitir tão logo possível liberdade à execução das necessidades de suas atividades.

Acreditamos que a cirurgia plástica​ vem para somar no seu “pacote de bem-estar” e entender seu dia-a-dia é fundamental para que tudo corra bem!

2) DOR​

Por quanto tempo terei dor relacionada a minha cirurgia plástica? E como ela será?

Comum a qualquer ​cirurgiaestética corporal ou facial é o fato de que você terá um pouco da sensação álgica (de dor) nas áreas tratadas.

A dor apresenta um certo padrão para cada região operada quanto a sua intensidade porém é, e sempre será, muito particular para cada um.

“Sempre explicamos aos pacientes que a dor é progressivamente menor, o dia de hoje será melhor que o de ontem!”

Nesse ​ranking​ ​a ​lipoaspiração​ ​e ​técnicas​ ​submusculares​ ​para implantes de silicone​ são as que produzem dor mais intensa. A primeira, por geralmente haver um trauma de várias regiões corporais para esculpir novas formas, ainda que com volumes não muito grandes. Normalmente o tempo de maior sensação de dor limita-se a uma semana de ​pós-operatório​ mas dentro de aproximados três dias o paciente já se sentirá confortável. E as técnicas que envolvem musculatura seja peitoral para ​implantes mamários​ ou glútea a dor é comum pelo estiramento muscular súbito e essa dor pode perdurar por cerca de um mês e se prolongar por tempo variável.

O ​aumento mamário puro​ ​com prótese de silicone seja em plano submamário ou subfascial também pode produzir dor significativa em alguns pacientes, novamente pelo estiramento súbito e estimulação nervosa local. Normalmente é limitada no período de uma semana.

Na ​Abdominoplastia ​curiosamente a dor se localiza nas regiões de lipoaspiração dos flancos e relacionadas à postura com a curvatura da região lombar. Normalmente no período de retirada do dreno, cerca de 4-7 dias o paciente já obtém a melhora da postura com o início da retificação das costas e melhoria da dor.

Mamoplastias redutora ou de levantamento (Mastopexia) também não produzem muita sensação álgica e o paciente passa, comumente quase sem dor, um ​pós-operatório​ muito confortável.

Rinoplastia ​também se trata de uma cirurgia plástica sem dor normalmente, podendo ocorrer em raros casos em pacientes mais sensíveis. Há no entanto, o incômodo do uso de tampão por cerca de 24 horas e o edema e equimose (manchas arroxeadas) em redor dos olhos e que seguem para as bochechas, os quais são debelados em torno de 1 semana e a maquiagem consegue encobrir o que ainda restar.

“Gostamos de enfatizar que é importante reservar 1 a 2 semanas de programação para que você não seja imprescindível em nenhuma atividade ou lugar. Sentindo-se bem pode tomar decisões e atuar o quanto antes sempre respeitando movimentação específica de cuidado com cada cirurgia.”

3) CLIMA

É melhor operar no inverno? O verão pode prejudicar?

“Isso é mais um mito Curitibano! O maior motivo é querer aproveitar o verão seguinte à cirurgia plástica já com nova silhueta!”

Em relação a cicatrização e recuperação dos tecidos humanos operados não há qualquer interferência.

O que pode ocorrer é um edema (inchaço) maior e que será debelado igualmente com o tempo. O uso de modelador debaixo da roupa no verão pode causar um pouco mais de incômodo mas sem nenhum prejuízo à cirurgia plástica realizada.

Particularmente operamos muitos pacientes também nos meses de Dezembro e Janeiro, assim os pacientes passam seu pós-operatório de Cirurgia Plástica no período em que muitos têm férias de trabalho, pausa do compromisso escolar dos filhos, e recessos de fim de ano. Assim muitos aproveitam a época para cuidarem melhor de sua recuperação.

4) SOL​

Quanto tempo sem tomar sol?

Normalmente o sol será liberado completamente após uma cirurgia plástica com no mínimo 6 meses de pós-operatório.

O sol pode promover manchas na pele nos locais onde existiam as equimoses (manchas roxas), comuns após qualquer cirurgia. Apesar de o paciente não as ver mais, ainda haverá possibilidade de manchar com a incidência do sol, principalmente nos casos de pós ​lipoaspiração​.

5) MODELADOR E FISIOTERAPIA​

Precisarei de modelador cirúrgico e drenagem linfática? E por quanto tempo?

Após ​cirurgias corporais​ (mamoplastias, lipoescultura, abdominoplastia entre outras) e até mesmo as faciais como otoplastia e lifting de face, o paciente necessitará do uso de um modelador cirúrgico específico pelo período de 2 meses ao menos. Durante esse tempo também deverá realizar drenagem linfática nas áreas operadas, preferencialmente com um(a) Fisioterapeuta Dermato-Funcional. O número de sessões e o uso de tecnologias acessórias para agilizar a recuperação tecidual frequentemente é discutido em conjunto, médico-fisioterapeuta, para melhor atender o paciente. Algumas cirurgias como otoplastia, blefaroplastia, mamoplastias diversas requerem menos a necessidade da drenagem linfática podendo, essa, até mesmo ser dispensada.

6) EDEMA (INCHAÇO)​

Importante para quem deseja estar bem para uma festa!

Esse fator é particularmente importante quando a ​cirurgia plástica antecede eventos agendados. Qualquer cirurgia terá um período de inchaço que será variável e significativo nos primeiros dois meses após sua realização. Por esse motivo se o desejo é estar bem antes de uma festa, deve-se programar a cirurgia plástica com 2 meses de antecedência no mínimo.

6) CUIDADOS COM AS CICATRIZES

Cicatrizes bem cuidadas serão cicatrizes melhores (desde que não se tenha uma tendência genética à formação de quelóides)

A cicatrização de qualquer ​cirurgia​, de qualquer tecido humano vivo, não termina na união dos pontos pelo ​cirurgião(ã​). Na verdade o ​cirurgião(ã)​ une os dois lados de pele, devendo obedecer a técnica correta, e nesse momento a cicatrização então se inicia! Sim, se inicia e perdurará no processo por um período em torno de 12-18 meses quando dizemos que a cicatriz adquiriu maturidade. E nesse tempo, em que as diversas fases da cicatrização ocorrem, há mudanças de coloração, espessura e altura de qualquer cicatriz. E esse processo todo é particular e comandado pelo organismo de cada paciente, e será particular seu também.

É durante essa fase toda que insistimos para o paciente cumprir em casa e no seu dia a dia os cuidados para que a cicatrização tenha a possibilidade de evoluir da melhor forma e ficar com o melhor aspecto possível a cada um. Em nosso dia a dia de consultório prezamos muito na orientação do paciente para que tenha esse cuidado.

“Se você está na expectativa de sua cirurgia plástica e nos lê neste momento esperamos ter clareado questões fundamentais para que sua decisão seja tomada com muita consciência e preparo!

E antes de tomar sua decisão venha conversar conosco!”

Abraço a todos,​
​
Dra. Viviane Teixeira

DRA. VIVIANE TEIXEIRA

Formada pela UFPR, USP e HUEC

Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Cirurgiã Plástica em Curitiba há 10 anos.

Olá! Aqui iremos conversar mais sobre Cirurgia Plástica no intuito de esclarecer dúvidas frequentes colhidas nesses 10 anos de atuação. Vocês são nossos convidados a ler e a conversar conosco caso seu desejo seja o de aperfeiçoar as formas corporais e da face. Conheça mais em TRATAMENTOS.  Sejam muito bem vindos!!”

Cuide-se. Você merece.

Agende agora a sua consulta.

AGENDE AGORA