POSSO FAZER CIRURGIA PLÁSTICA PARA EMAGRECER?

Olá!

A ​cirurgia plástica​ se presta a melhoria dos contornos corporais para que você se sinta mais confortável, bela(o) e confiante no uso de vestimentas e no convívio social. Sentir-se bem consigo mesma(o) é fundamental à melhoria da autoestima​ ​e autoconfiança, que por sua vez, regem as relações interpessoais no ambiente social e de trabalho.

Portanto, ainda que estejam pouco fora de seu peso ideal, pacientes que apresentem visão e expectativa realistas quanto ao resultado obtido com uma ​cirurgia estética​, no sentido de melhoria do contorno corporal e não da obtenção do ​emagrecimento​, podem sim se beneficiar do tratamento.

Na cirurgia plástica, com lipoaspiração ou abdominoplastia, ocorre a remoção de gordura localizada, como uma escultura, e isso afeta o peso do paciente obviamente, porém sem a proporção de 1:1, ou seja , 1 litro de gordura aspirada não corresponde a 1 kg de gordura. Todavia, cirurgia plástica na ocorre mudança de forma, às vezes significativa e que visualmente representa muito mais do que os quilos perdidos na balança.

LIMITES TÉCNICOS

Há um limite de segurança para a quantidade de gordura aspirada na cirurgia plástica e que deve ser respeitado marcando o “​end point” da lipoaspiração. Por esse motivo pacientes muito acima do peso, embora sejam submetidos a uma lipoaspiração bem feita até atingir o limite de segurança não conseguem obter uma forma adequada uma vez que seria necessária uma lipoaspiração de volume bem maior e fora da linha de segurança para se conseguir algum efeito visual.

As ​cirurgias​ plásticas ​combinadas​ ​(associação de cirurgias em um mesmo momento no mesmo paciente) ​poderão ser contraindicadas, tendo-se que fazer uma de cada vez por questões de segurança e menor exposição aos riscos inerentes à qualquer cirurgia. E, quando possível, sempre ocorrerá no sentido de melhoria de formas e não no de ​emagrecimento global​!

MUDANÇA DOS HÁBITOS DE VIDA

Diante disso, pacientes que esperam da ​cirurgia plástica​ o emagrecimento​ global e a abstenção da necessidade de cuidados com a manutenção de seu peso e exercícios físicos não se enquadram na boa indicação para uma ​cirurgia plástica​. É preciso desenvolver a consciência de uma mudança nos hábitos e condições de vida voltadas a uma vida saudável para, então, complementar os resultados com a ​cirurgia estética​.

Vivemos em nosso consultório muitas histórias de mudanças significativas de vida iniciadas através do estímulo da ​cirurgia plástica,​ que devolveu ao paciente a vontade de manter um resultado que a(o) fez feliz. E isso é muito gratificante em nosso ofício, pois com esses exemplos vivemos mais de perto a “medicina” que é nossa especialidade.

A verdade e a visão realista quanto aos resultados possíveis na cirurgia plástica e a possibilidade ou não da realização de uma cirurgia plástica sempre nos regeu e nos regerá em nossa atividade de orientação do paciente em consultório.

A satisfação e plenitude com o resultado de qualquer cirurgia plástica​ é inversamente proporcional ao peso pré-operatório ​que se tem, ou seja, quanto mais próximo do peso ideal você estiver, melhor será o resultado estético de sua ​cirurgia plástica​.

Se você está buscando mudar para melhor suas formas converse conosco, pois se estiver no momento certo sua ​cirurgia plástica será realizada e se ainda não estiver lhe daremos a orientação necessária para atingir o ponto ideal ou perto dele para que você realmente sinta, ao final do processo, que sua ​cirurgia plástica valeu a pena!!

Abraço a todos,
Dra. Viviane Teixeira

DRA. VIVIANE TEIXEIRA

Formada pela UFPR, USP e HUEC

Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Cirurgiã Plástica em Curitiba há 10 anos.

Olá! Aqui iremos conversar mais sobre Cirurgia Plástica no intuito de esclarecer dúvidas frequentes colhidas nesses 10 anos de atuação. Vocês são nossos convidados a ler e a conversar conosco caso seu desejo seja o de aperfeiçoar as formas corporais e da face. Conheça mais em TRATAMENTOS.  Sejam muito bem vindos!!”

Cuide-se. Você merece.

Agende agora a sua consulta.

AGENDE AGORA