SIM, A TOXINA BOTULÍNICA É UM SANTO REMÉDIO PARA AS RUGAS DE EXPRESSÕES FACIAIS!!

Eu mesma faço aplicações regulares desde os 26 anos e até hoje, já aos 42 não possuo marcas de expressão ao redor dos olhos , testa e nem entre as sobrancelhas. Vamos conversar mais sobre a toxina botulínica e correr para a prevenção !! Vamos lá!!!

O QUE É O “BOTOX” OU TOXINA BOTULÍNICA?

A toxina botulínica é uma substância que provoca a paralização muscular temporária nos locais aplicados.

Como: Ela promove o “corte” químico de receptores de Acetilcolina musculares , as quais comandam a contração muscular. Uma vez cortadas, o músculo , naquele local fica sem “comando” sem um “botão” de acionamento. Esses receptores, os de Acetilcolina, ressurgem com o tempo , por isso a toxina botulínica “perde”seu efeito , porque novos “botões” de acionamento muscular nascem na musculatura. Aí já é a hora de aplicar novamente a substância.

QUANDO PODEMOS INICIAR AS APLICAÇÕES DE TOXINA BOTULÍNICA?

O envelhecimento é progressivo , e a mímica facial pode produzir pregueamento contínuo em áreas muito comuns como ao redor dos olhos, glabela(entre as sobrancelhas) e frontal(testa).

A partir dos 25-30 anos já podemos iniciar o uso regular da toxina no sentido de prevenção da fixação da ruga(é o meu caso). Desse modo com o não funcionamento dos músculos em pontos estratégicos a ruga ou pregueamento da pele também nã aparece , e impede a marcação da pele!

EM QUE LOCAIS A TOXINA BOTULÍNICA É APLICADA?

A Toxina Botulínica é aplicada principalmente em 1/3 superior da face, ou seja testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas. Mas não é uma mera aplicação generalizada para paralisar todo 1/3 da face. Isso é feito com pontos estratégicos no sentido de paralisar o que precisamos e deixar movendo o que nos favorece, por exemplo, pontos da testa que podem elevar a sobrancelha na sua porção lateral deixando o olhar elevado e jovial bem como “esticando” a pele da pálpebra, quando de pequena monta, e em pacientes mais jovens na faixa de 25-45 anos e até mais dependendo do caso.

Existem outros muitos pontos de tratamento, como aplicações da toxína botulínica ao redor da boca no auxilio dos “códigos de barra” , Músculos depressor do canto da boca, Platisma(músculo do pescoço), Músculo depressor do septo nasal, Músculos nasais(rugas de coelhinho). Enfim são inúmeras as aplicações da toxina botulínica e o mais comum é o terço superior da face como explicado acima.

QUANTO TEMPO DURA A AÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA?

A duração da toxina botulínica, como já explicado acima, é o tempo que leva para novos receptores de Acetilcolina se formarem.

Esse tempo é de 4-6 meses.

Ou seja a cada 4-6 meses devemos fazer nova aplicação de toxina botulínica como uma manutenção de tratamento!

Em 1 ano, 2 ou 3 aplicações serão necessárias dependendo da duração em cada paciente.

Converse conosco para montar seu planejamento de aplicação da toxina botulínica durante o ano e não deixar as ruguinhas voltarem!

A TOXINA BOTULÍNICA TEM EFEITO PREENCHEDOR? FAZ VOLUME?

Não. A toxina botulínica não é preenchedor e não faz volume.

Muitas vezes vejo reportagens feitas por jornalistas colocando em um “pacote só a toxina botulínica e os preenchedores informando que tal pessoa “fez muito botox” e por isso tem os lábios maiores ou maçãs do rosto aumentadas. Isso é incorreto e informação mal verificada. Lábios maiores ou qualquer parte do rosto aumentada se fazem às custas de preenchedores, jamais às custas de toxina botulínica!

A APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA DÓI?

A aplicação da toxina botulínica é realizada com anestésicos tópicos(cremes anestésicos) o quais atenuam muitíssimo a dor das injeções.

Nós particularmente escolhemos o material mais confortável para os paciente, como as agulhinhas extremamente fininhas, gelo local antes da aplicação além dos anestésicos tópicos.

Como sei de experiência própria o desconforto procuro obter conforto ao máximo para a minha aplicação e a dos meus pacientes!

QUANTO TEMPO LEVA A PLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA?

A aplicação da toxina botulínica em  todos os pontos leva em torno de 10 minutos.

Guardamos normalmente 30 min para o procedimento total.

COMO É FEITA A APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA?

1)Primeiramete orientamos o paciente a vir com o anestésico tópico aplicado nas regiões necessárias, para que o efeito do anestésico já esteja potente;

2)Fotografamos o paciente realizando os movimentos da face, o enrugamento das áreas onde a toxina botulínica será aplicadas;

3)Marcamos os pontos necessários estratégicos a cada necessidade;

4)É realizada antissepsia e então a aplicação da substância injetável, a toxina botulínica, nos pontos determinados.

5) O paciente pode seguir seu dia de trabalho normalmente , e o oriento somente a não esfregar o local , nem usar maquiagens ou qualquer produto químico como cremes , nem mesmo deitar pelas próximas 4 horas seguidas da aplicação da toxina botulínica.

6) Às vezes por trauma de algum vasinho sanguíneo pode ocorrer pequenas equimoses(manchas roxas) as quais desaparecem no período de 1 semana.

7) Eu gosto de reavaliar o paciente com 1 semana de aplicação para verificar a simetria das contrações musculares restantes.

VEMOS O RESULTADO DA APLICAÇÃO  DA TOXINA BOTULÍNICA IMEDIATAMENTE?

Não. A ação da toxina botulínica é progressiva e se completará dentro de 48-72 h às vezes até pouco mais .

Portanto, você acordará no dia seguinte e verá tudo igual, mas calma, o resultado virá, é só esperar!

PODE-SE MEXER A FACE NORMALMENTE APÓS APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA?

Sim, pode fazer a mímica normalmente sem restrições.

O que não deve ser feito é o esfregamento da face para aplicação de cremes, maquiagem , filtro solar ou mesmo para lavar o rosto. Isso tudo pode ser feito no dia seguinte.

AFINAL, QUAL O EFEITO A MÉDIO E LONGO PRAZO DO TRATAMENTO COM A TOXINA BOTULÍNICA?

É o retardo dos sinais do envelhecimento. É a ausência de rugas de expressão mesmo com idades mais avançadas como aos 40-45-50 anos. É o resultado da prevenção do enrugamento que ocorre com a utilização regular da toxina botulínica!!

A área dos olhos é a mais significativa e marcante quando observamos alguém e mensuramos sua idade aproximada. 

Na presença de muitas rugas, e até de respouso(rugas que existem sem que se faça o movimento= onde a pele já está marcada), sempre imaginamos uma idade maior que a real. O olhar é o primeiro a envelhecer ou rejuvenescer alguém . 

Portanto só há ganhos com o uso frequente da toxina botulínica.

Muitas vezes pacientes me falam “ah, mas eu vou fazer “botox”e o efeito já vai sair em 4 meses!”.

Sim , por isso ele deve ser planejado para reaplicação de manutenção. Afinal , não temos que passar cremes hidratantes, rejuvenescedores e filtro solar todos os dias? Temos também que fazer a toxina botulínica 2 ou 3 vezes no ano, apenas!

Converse conosco e programe seu tratamento anual!! Permaneça jovem por mais tempo!!

Um grande abraço a todos e até breve!!

DRA. VIVIANE TEIXEIRA

Formada pela UFPR, USP e HUEC

Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Cirurgiã Plástica em Curitiba há 10 anos.

Olá! Aqui iremos conversar mais sobre Cirurgia Plástica no intuito de esclarecer dúvidas frequentes colhidas nesses 10 anos de atuação. Vocês são nossos convidados a ler e a conversar conosco caso seu desejo seja o de aperfeiçoar as formas corporais e da face. Conheça mais em TRATAMENTOS.  Sejam muito bem vindos!!”

Cuide-se. Você merece.

Agende agora a sua consulta.

AGENDE AGORA